quarta-feira, 9 de março de 2011

Torre em Tóquio alcança 601 m de altura e se torna a maior do mundo























A Tokyo Sky Tree alcançou, ontem, 601 m de altura, tornando-se a maior torre de transmissão de TV do mundo. A torre deverá ter 634 m de altura ao final de sua construção, previsto para dezembro deste ano. Com 600 m de altura, a Canton Tower, em Guangzhou, foi ultrapassada.

A torre será construída com uma estrutura central de concreto armado baseada na estrutura de edifícios como o Taipei 101, que conta com um pilar central e pisos independentes, que ajudam na minimização dos impactos dos terremotos. As fachadas são feitas de molduras de aço conectadas ao "esqueleto" central.

Para a construção do pilar central, a Obayashi Corporation, empresa responsável pela construção, utilizou um sistema de formas deslizantes. Já nas fundações, foi utilizado um sistema de estacas escavadas, que contam com estrias, funcionando como cravos para ajudar na sustentação da torre.

A base do edifício tem uma forma triangular que vai se tornando circular de acordo com a sua altura. Na altura de 350 m, há o primeiro observatório, com três pavimentos. Depois, 100 m acima, há um observatório de dois pavimentos com um corredor circular. Segundo a Tobu Tower Sky Tree Co., empresa responsável pela administração da torre, o segundo observatório é o mais alto do mundo.

Segundo Hirotake Takanashi, porta-voz da empresa, a construção dos 30 m restantes é uma fase crítica que envolve a instalação de uma antena digital. Além da torre, haverá, no mesmo terreno, edifícios comerciais, uma praça e duas estações de trem.

O projeto de iluminação utiliza conceitos da cultura japonesa em sua composição. Com projeto de Hirohito Totsune, um lado é iluminado com apenas uma cor; no outro, a torre foi dividida em segmentos, cada um com uma cor.

As obras foram iniciadas em julho de 2008, com investimento de 60 bilhões de ienes, equivalente a aproximadamente US$ 734 milhões. A abertura de todo o complexo está prevista para o primeiro quarto de 2012.


Copiado também do Instituto de Engenharia, parceiro do Blog da UESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário