A Torre Eiffel é um símbolo da engenharia, certamente um orgulho para a França. Contudo pouca gente sabe que a torre tinha, no início do seu projeto, um caráter provisório. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889, tendo ganhado um concurso para ser o símbolo do evento.
Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. O Governo da França planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Champ-de Mars, no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923).
A torre possui 324 metros de altura e é composta por uma estrutura treliçada de ferro, do século XIX. Localizada no Champ de Mars, em Paris, se tornou uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004.
A Torre Eiffel é uma estrutura em ferro fundido e pesa, hoje, cerca de 10.000 toneladas. Curioso é que o Gustave Eiffel tinha enormes preconceitos quanto ao aço, material novo para época, que considerava com um som estridente e por isso provavelmente de menor qualidade que o ferro fundido, usado até então em seus outros projetos. Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque.
A construção da torre foi marcada por acidentes e feita sob muitas críticas e apressadamente. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
A Torre Eiffel é hoje um dos monumentos turísticos pagos mais visitado do mundo e milhões de pessoas sobem na torre a cada ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário