A Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC foi fundada em 1957, no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de tratar de questões ligadas à Indústria da Construção e ao Mercado Imobiliário, e de ser a representante do setor no Brasil e no exterior. Sediada em Brasília, a CBIC reúne 62 sindicatos e associações patronais do setor da construção, das 27 unidades da Federação.
A CBIC representa politicamente o setor e promove a integração da cadeia produtiva da construção, em âmbito nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.
Dirigida por um Conselho de Administração eleito pelos associados, a CBIC atua por meio das suas cinco comissões técnicas, duas delas voltadas para as atividades-fim: Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP) e Indústria Imobiliária (CII). Outras três comissões estão voltadas para as atividades-meio:
- Política e Relações Trabalhistas (CPRT);
- Materiais;
- Equipamentos;
- Serviços;
- Tecnologia;
- Qualidade e Produtividade (COMAT) e
- Meio Ambiente (CMA).
A entidade conta ainda com três fóruns voltados para atividades específicas: Fórum de Advogados (FA), Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) e Fórum dos Seconcis. Além do Banco de Dados.
A CBIC representa internacionalmente a indústria brasileira da construção. Também integra a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), filiada à Confederação Internacional das Associações de Construção (CICA). A FIIC, representante do setor da construção em toda a América Latina, compõe, em conjunto com entidades internacionais de outras regiões geográficas, um organismo responsável pelo intercâmbio mundial do setor.
A CBIC, entre outras ações, conta com um programa de estímulo a inovação tecnológica no setor da construção, com o programa PIT.
O Programa Inovação Tecnológica na Construção (PIT) é uma iniciativa da CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção visando estudar, analisar e definir diretrizes para o desenvolvimento, difusão e avaliação de inovações tecnológicas na construção civil brasileira.
Partindo do princípio de que os efeitos das inovações para o setor e para a sociedade como um todo são necessários no processo de desenvolvimento econômico e social do país, a CBIC pretende transformar as ações decorrentes de Programa em ações em ações permanentes e em contínuo aperfeiçoamento para atingir o mais amplo espectro possível de empresas e profissionais de todos os elos da cadeia produtiva.
Para tanto o Programa foi estruturado em duas grandes fases: uma de levantamento, estudos e análises iniciais e outra de desenvolvimento de ações e aperfeiçoamento dos estudos e análises.
O Programa teve início em outubro de 2007 chegando à conclusão da fase inicial no final de 2008. Nesta fase foram pesquisados parâmetros atuais da utilização de projetos de inovação e identificados os gargalos para a difusão do conceito dentro do setor. Portanto, deste diagnóstico e caracterização de necessidades para impulsionar a Inovação na Construção Civil foram sinalizados 09 prioridades que se desdobraram em 09 projetos para a 2ª etapa do PIT:
- Tributação compatível com a industrialização e inovação
- Normas Técnicas- CB-02 /ABNT
- Viabilização da inovação em obras públicas
- Código de Obras Nacional
- Difusão da inovação
- Capacitação para a inovação
- Ciência & Tecnologia para a inovação na construção
- Conhecimento para a inovação
- Coordenação Modular
- Comitês Estaduais de Inovação
Nenhum comentário:
Postar um comentário