quarta-feira, 17 de novembro de 2010

FTOOL - Uma ferramenta pública para o ensino de Engenharia

O FTOOL, idealizado pelo professor Luiz Fernando Martha, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é um programa de domínio público destinado ao cálculo estrutural de pórticos planos, treliças, vigas, entre inúmeras outras estruturas da Engenharia Civil.

O FTOOL é um programa que se destina ao ensino do comportamento estrutural de estruturas, ocupando um espaço pouco explorado por programas educativos, que se preocupam mais com o ensino das técnicas numéricas de análise, ou por versões educacionais de programas comerciais, mais preocupados em introduzir os estudantes às suas interfaces.

Segundo seu idealizador, "seu objetivo básico é motivar o aluno para aprender o comportamento estrutural. A experiência de ensino nesta área tem mostrado que o processo de aprendizado dos métodos de análise estrutural não é eficiente sem o conhecimento sobre o comportamento estrutural. É muito difícil motivar o aluno padrão a aprender a teoria dos métodos de análise sem entender como o modelo sendo analisado se comporta na prática. O processo de aprendizado dos métodos de análise melhoraria bastante se o estudante pudesse aprender sobre o comportamento estrutural simultâneamente."

Na UESC, o programa vem sendo utilizado nas disciplinas de Mecânica - Estática e Resistência dos Materiais, permitindo um grande número de aplicações práticas. Trata-se realmente de uma ferramenta incrível que tem sido usada em todo país, em disciplinas voltadas para cálculo de estruturas, nos cursos de Engenharia Civil.

Continuamos a incentivar o seu uso na UESC, esperando que novas versões possam ser trazidas a público, talvez incorporando o cálculo dinâmico das estruturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário