domingo, 21 de novembro de 2010

Edifício imita árvore

Prédio com design futurista na cidade de Taichung usa tecnologia de ponta para se tornar uma das maravilhas do mundo


Por Época NEGÓCIOS Online
 
O edifício, que começa a ser construído em Taiwan, foi batizado de “Observatórios Flutuantes”. O prédio de 305 metros de altura está sendo construído na cidade de Taichung, a terceira maior do país, e já ganhou um prestigiado prêmio de arquitetura. O corpo principal do projeto lembra uma árvore com oito observatórios flutuantes, que se movem para cima e para baixo, como folhas nos galhos de uma árvore. Os observatórios serão feitos de material leve, tecidos estruturais inflados, e mantidos em posição por um forte campo eletromagnético, também servindo para transporte, como elevadores, com capacidade para 80 pessoas.
 
"Nosso ponto de partida foi o próprio desenho da ilha de Taiwan, que lembra muito uma folha”, explicou o arquiteto romeno Stefan Dorin ao jornal britânico “Daily Mail”. “A partir daí criamos o conceito de uma árvore tecnológica, com oito folhas que serão elevadores subindo e descendo do tronco. A ideia é que funcionem como plataformas de observação da cidade.”

A torre, porém, não será a mais alta do país, título que pertence ao prédio Taipei 101. Em compensação, a tencologia utilizada será totalmente sustentável, o que fará do edifício uma das maiores atrações do mundo. A construção deve ser concluída em 2012.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário