terça-feira, 1 de maio de 2012

O Nobel da Engenharia

Alguém sabe qual é o equivalente ao prêmio Nobel na Engenharia? Bem, não existe um prêmio Nobel da Engenharia exatamente, mas se existisse, ou existissem, e fossem valorizados como tal, os que mais se aproximariam disso seriam os prêmios Russ, Gordon e Charles Stark Draper. 

A National Academy of Engineering (NAE) estabeleceu o Prêmio Fritz J. e Dolores H. Russ em outubro de 1999. O prêmio é um reconhecimento aos avanços "de impacto significante na sociedade e que contribuiram para o desenvolvimento das condições humanas mediante sua ampla utilização". Até 2007 o prêmio foi concedido para trabalhos em bioengenharia. A NAE concede o prêmio bianualmente (em anos ímpares), e o laureado recebe 500 mil dólares e uma medalha de ouro. Juntamente com o Prêmio Gordon e o Prêmio Charles Stark Draper, o prêmio Russ constitui o Nobel de Engenharia. O prêmio é denominado em homenagem a Fritz Russ, fundador do Systems Research Laboratories, e sua mulher, Dolores Russ.

Na mesma semana em que os veículos de mídia no Brasil divulgaram massivamente as roupas e jóias usadas na entrega do Oscar 2012, foi dado o prêmio Russ Prize para os engenheiros Earl Bakken e Wilson Greatbatch. Todavia, nenhum comentário sequer apareceu na mídia a respeito disso. E essas importantes personalidades foram os inventores do marca-passo, simplesmente. Graças a esse aparato, atualmente mais de 4 milhões de pessoas estão vivas. São instalados mais de 400 mil marcapassos por ano no mundo.

Isso nos faz refletir sobre a importância dada a Engenharia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário