terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ponte sobre o Rio Negro é inaugurada

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (24), no Amazonas, a Ponte Rio Negro. A obra liga Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento. A ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão e levou quase quatro anos para ser concluída. Para os amazonenses, é a obra mais aguardada dos últimos anos e representa novas alternativas de desenvolvimento.

A Ponte foi projetada pelo engenheiro Catão Ribeiro, que no ato da inauguração reforçou que a obra representa o início de outras grandes construções na região no intuito de ligar a região ao Sul da Federação. “Essa ponte significa a conexão, a ligação da Amazônia e pode significar a construção de outras pontes aqui”, ressaltou.

De acordo com o engenheiro, o empreendimento é o maior projeto da empresa responsável pela obra. “Não tem nenhuma construção no Brasil com a altura da torre dessa ponte. Só o mastro tem quase 300 metros de altura”, destacou.

A ponte é composta por um trecho apoiado sobre pilares e na região central conta com um mastro de 300 metros de altura que recebe os cabos que sustentam o tabuleiro. Esses cabos, chamados estais, são esticados contra o mastro, permitindo que o vão central fique suspenso sem pilares. O comprimento do vão central é de 400 mestros no total. Isso permite a passagem de navios de grande porte.

Quanto à segurança, o engenheiro disse que a velocidade máxima dos ventos nas proximidades da ponte é de 120 Km/h. Com base nisso, Catão descartou a possibilidade de fechamento da ponte por motivos técnicos. “Por ser um tabuleiro de concreto tem, a ponte não vai se mexer ou se movimentar mesmo que qualquer vento, chuva ou fenômeno natura a atinja”, afirmou o projetista.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário