terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ponte sobre o Rio Negro é inaugurada

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (24), no Amazonas, a Ponte Rio Negro. A obra liga Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento. A ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão e levou quase quatro anos para ser concluída. Para os amazonenses, é a obra mais aguardada dos últimos anos e representa novas alternativas de desenvolvimento.

A Ponte foi projetada pelo engenheiro Catão Ribeiro, que no ato da inauguração reforçou que a obra representa o início de outras grandes construções na região no intuito de ligar a região ao Sul da Federação. “Essa ponte significa a conexão, a ligação da Amazônia e pode significar a construção de outras pontes aqui”, ressaltou.

De acordo com o engenheiro, o empreendimento é o maior projeto da empresa responsável pela obra. “Não tem nenhuma construção no Brasil com a altura da torre dessa ponte. Só o mastro tem quase 300 metros de altura”, destacou.

A ponte é composta por um trecho apoiado sobre pilares e na região central conta com um mastro de 300 metros de altura que recebe os cabos que sustentam o tabuleiro. Esses cabos, chamados estais, são esticados contra o mastro, permitindo que o vão central fique suspenso sem pilares. O comprimento do vão central é de 400 mestros no total. Isso permite a passagem de navios de grande porte.

Quanto à segurança, o engenheiro disse que a velocidade máxima dos ventos nas proximidades da ponte é de 120 Km/h. Com base nisso, Catão descartou a possibilidade de fechamento da ponte por motivos técnicos. “Por ser um tabuleiro de concreto tem, a ponte não vai se mexer ou se movimentar mesmo que qualquer vento, chuva ou fenômeno natura a atinja”, afirmou o projetista.

Fonte: Portal Amazônia

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Primeiro dia de aulas da Engenharia Civil da UESC

Tiveram início hoje, dia 3 de outubro de 2011, as primeiras aulas do Curso de Engenharia Civil da UESC. Trata-se de um importante marco para a Região Cacaueira e para a Bahia. A UESC dá uma enorme contribuição para a formação de novos engenheiros com a implantação não apenas do Curso de Engenharia Civil, mas de 3 novas engenharias, Elétricas, Química e Mecânica, que se juntam ao tradicional Curso de Engenharia de Produção, que fora recentemente reformulado.

Estamos celebrando este importante marco, ao tempo em que rendemos homenagens àqueles que estiveram diretamente envolvidos com esse projeto. Vão aqui nossos sinceros agradecimentos ao empenho dos professores membros da Comissão de Criação e Implantação das Novas Engenharias, e, sobretudo, à Direção do DCET - Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, à Pro-Reitoria de Graduação e à Reitoria e Vice-Reitoria da UESC, pelo empenho na busca de apoio institucional para os projetos e todas as ações envolvidas para sua criação e aprovação.

Mais especificamente no caso do Curso de Engenharia Civil, vale buscar as referências externas que nortearam a criação do Curso, e igualmente render homenagem a um mestre que será sempre lembrado como fonte de inspiração e capacidade de motivar seus alunos, o emérito professor Péricles Brasiliense Fusco, cujo notório saber transpassa as fronteiras da Engenharia, indo da História a Filosofia, na busca inquietante e desafiadora do conhecimento. Seus ensinamentos estão presentes em cada uma das ações que de alguma forma permitiram a elaboração do Projeto Acadêmico Curricular do Curso de Engenharia Civil da UESC. Fica para posteridade esse registro, para que todos saibam que a semente que neste momento se planta vem de árvore frondosa plantada com raízes fortes em destacado relevo.

AVISO 3 - 2011

Avisamos que as aulas práticas de Química Geral I ocerrerão no Laboratório 45, e não mais no Laboratório 33. Aproveitamos para informar que as aulas práticas de Física Experimental I continuarão no Laboratório 16. Todos no Pavilhão Manuel Nabuco.

As aulas de Cálculo Diferencial e Integral de hoje foram canceladas. As aulas de amanhã estão confirmadas.

AVISO 2 - 2011

Aviso que a Calourada, prevista para o dia 5 de outubro, terá a seguinte programação:

Quarta-Feira 05-10-11 Auditório Paulo Souto - CALOURADA DCET/ENGENHARIAS

09:00 - Abertura composição da mesa.
09:30 - Apresentação dos Coordenadores.
10:00 - Palestra Professor Haroldo Campos Velho - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
12:00 - Intervalo para Almoço
14:00 Apresentação dos Cursos
-- Ciencia da Computação
-- Engenharia de Produção
-- Engenharia Civil
-- Engenharia Elétrica
-- Engenharia Química
-- Engenharia Mecânica
15:30 - Oportunidades para alunos dentro da Universidade (Ensino - Pesquisa - Extensão) - Marcelo Honda
16:00 - Encerramento.

domingo, 2 de outubro de 2011

Aviso

Aviso aos alunos da primeira turma do Curso de Engenharia Civil que as aulas iniciais do curso, em Física Experimental I e Química Geral I, praticas, ocorrerão na segunda-feira pela manha, dia 3 de outubro, a partir das 7:30h, nos laboratórios situados no 2º andar do Pavilhão Manoel Nabuco. Logo nos primeiros horários serão entregues os comprovantes de matricula e demais informações sobre a primeira semana de aula.