quarta-feira, 27 de abril de 2011

Maior máquina de ensaios do Sul da Bahia está em operação no LEMER-UESC

A maior máquina de ensaios estáticos do Sul da Bahia, e uma das maiores da Bahia, a MRU 10200, ficou pronta e está em plena operação no LEMER - Laboratório de Ensaios Mecânicos e Resistência dos Materiais da UESC. A máquina foi projetada e construída pela equipe de pesquisadores do LEMER, e contou com o apoio da FAPESB em projeto de pesquisa intitulado "Desenvolvimento de Novos Blocos de Alvenaria de Cimento Leve Reforçados com Fibras Vegetais", com recursos da ordem de R$ 150 mil, no Edital em Temas Estratégicos 08/2008.

A MRU 10200 - Máquina de Ensaios Reacoplável Universal, conta com um cilindro hidráulico dupla ação, com 60 tf de capacidade nominal, acoplado em um pórtico de 200 tf de capacidade. A máquina foi projetada para ensaios de compressão e tração, em blocos e painéis de alvenaria. No momento, estão sendo realizados ensaios em blocos especiais de cimento leve intertravados e vazados, com pedido de patente em curso. Os blocos empregam um sistema original de ligação que dispensa o uso de argamassa de assentamento.



sábado, 23 de abril de 2011

Estruturas pré-fabricadas de concreto - soluções de engenharia modernas e sustentáveis

O desenvolvimento progressivo e acelerado de soluções pré-fabricadas de concreto armado tem sido uma constante no Brasil. Entre os principais motivos está a enorme rapidez com que a construção é elaborada e a consequente diminuição dos custos despendidos em mão-de-obra.

As estruturas pré-fabricadas são soluções de engenharia sustentáveis, pela redução do desperdício de materiais e energia nos processos de fabricação e controle rigoroso da produção. Mais do que isso, permitem otimizar o uso dos materiais, pela combinação de soluções protendidas e uso de materiais mais resistentes, e de melhor desempenho, como é o caso do CAA - concreto auto-adensável.

O controle rigoroso dos processos de fabricação permite soluções elegantes, rápidas e duráveis, principalmente em regiões costeiras, e sob forte influência de fatores como vento e corrosão. As estruturas metálicas, por exemplo, perdem cada vez mais mercado para as estruturas pré-fabricadas de CA exatamente por causa desses fatores. As coberturas metálicas, pelo baixo peso, se tornam mais instáveis e sensíveis a ventos moderados, podendo decolar sob ação de sucção do vento, conhecido como "efeito asa". O que é mais difícil de acontecer nas estruturas pré-fabricadas de CA, exatamente pelo maior peso e robustez dessas estruturas. Além disso, as estruturas metálicas exigem maiores cuidados quanto a corrosão, com manutenções frequentes e de maior extensão quando comparadas as estruturas pré-fabricadas de concreto armado, onde o aço é protegido pelo concreto.




As soluções pré-fabricadas de concreto armado são mais duráveis que as metálicas. No caso das coberturas, pela falta de madeira, tornaram-se a melhor solução, somadas as vantagens já apontadas ao custo final dessas estruturas.

O futuro do concreto armado no Brasil certamente passa pela pré-fabricação. Cada vez mais as contingências econômico-financeiras impostas aos agentes econômicos dos vários setores de mercado, e em particular do setor da construção civil, introduzem alterações importantes relativamente aos fatores produtivos, que consequentemente requerem respostas técnicas capazes de fazer face a tais exigências.

Do ponto de vista do projeto, fabricação e construção, por outro lado, as estruturas pré-fabricadas exigem experiência e conhecimentos técnicos apurados para sua utilização. Não é qualquer engenharia, ou engenheiro, que resolve seus problemas.

No projeto estrutural, por exemplo, a verificação da segurança de uma estrutura pré-fabricada pressupõe o conhecimento prévio da sua geometria efetiva, das características (controle rigoroso da qualidade) do concreto produzido, das suas ligações com o meio externo e ligações entre peças e, ainda, das ações que sobre ela atuarão, em especial as ações dinâmicas.

A geometria da estrutura, não sendo muito complexa, impõe a consideração de vários aspectos. O estudo analítico de estruturas envolve formulações complexas, induzidas, quer pela geometria da estrutura, quer pelas equações que regem o seu equilíbrio. O método dos elementos finitos é um método numérico que pode ser empregado para essas análises.

Dessa fôrma, o projeto, fabricação e execução de estruturas pré-fabricadas exigem fortes conhecimentos de engenharia e investimentos robustos no domínio dessa tecnologia, com ênfase nas fases de concepção e cálculo estrutural, além do controle da qualidade dos materiais empregados, em especial, o concreto que precisa sofrer controle rigoroso do processo de mistura (traço), com emprego de aditivos e cimentos especiais.

Essa é uma atividade que demanda experiência e conhecimentos na área de Engenharia Estrutural, e as empresas atuantes nesses setores precisam contar com corpo técnico altamente capacitado se quiserem enfrentar os problemas surgidos nas diferentes fases do projeto.



Por fim, quando respeitadas essas questões, e tendo em vista o crescimento desse setor no Brasil, verifica-se que as estruturas pré-fabricadas apresentam-se como solução de excelente escolha para as estruturas de galpões industriais, pontes e prédios de médio porte (e grande altura em outros países), além das soluções em componentes como postes, dormentes, painéis de vedação, lajes, pisos, e outras estruturas com grande aceitação no mercado.